O que é Hidrocefalia

10/08/2012 19:01

Muita gente nem sabe que Hidrocefalia é uma doença que causa sérios problemas a saúde, ela está ligada ao aparecimento de Spina Bífida, que é uma formação congênita causada por um fechamento incompleto do tubo neutral embrionário, esse problema vem da genética, ou seja, é um problema hereditário. A hidrocefalia acumula cada vez mais um liquido cefalorraquidiano na parte do fundo da cavidade craniana.


O crânio de uma pessoa portadora dessa doença é maior do que o de uma pessoa normal é uma doença muito perigosa que pode levar a morte, e se prolifera mais facilmente em bebes, mas existem casos comprovados de que também atinge todos os tipos de pessoas independente da idade.


O que se conhece é que ela pode ser herdada geneticamente, mas podem acontecer casos em pessoas desenvolvam a doença sem nenhum fator genético, mas nesse caso é difícil de acontecer.


O tratamento habitual é cirúrgico com a introdução de uma derivação. Mas é importante saber que a derivação não cura a hidrocefalia e que os danos que tenham sido provocados no tecido cerebral se mantém. A derivação controla a pressão dos ventrículos, drenando o LCR em excesso e evitando assim que a situação piore. Os sintomas causados pela pressão elevada habitualmente melhoram, mas outros problemas relativos à destruição de tecido cerebral mantêm-se.


A derivação consiste na introdução de um tubo que permite a drenagem do LCR dos ventrículos no cérebro até ao abdômen (ventrículo-peritoneal ou VP derivação) o LCR é absorvido pela corrente sanguínea.

VN:F [1.9.20_1166]