Doenças de vias que ligam o pâncreas ao intestino necessitam de método avançado de diagnóstico

19/04/2012 08:52
Colangioressonância Magnética é o exame de imagem adequado para identificar patologias que podem comprometer a saúde do paciente
 
Radiologistas analisaram diferentes casos clínicos, com o intuito de buscar novos conhecimentos sobre a Colangioressonância Magnética. O método de exame é difícil de ser avaliado adequadamente pelo profissional da saúde, embora seja o indicado para estudar canais que levam a bile do fígado e o suco produzido pelo pâncreas até o intestino. Doenças que comprometem este sistema foram estudadas pelos profissionais, que se reuniram no Clube Hugolino de Andrade, promovido pela Associação Gaúcha de Radiologia, no dia 12 de abril. 
 
O palestrante do evento, Gustavo Luersten, destacou a importância do tema, pois há pois muitos médicos graduados que continuam com dificuldades de avaliação e interpretação deste exame, por se tratar de um método avançado de diagnóstico. 
 
- Apesar deste empecilho, o Colângio-RM é um avanço em diagnóstico de imagem, por não ser invasivo, não requisitar sedação do paciente e ser livre de complicações sérias a saúde - explicou. 
 
Os encontros do Clube Hugolino Andrade proporcionam o aperfeiçoamento de habilidades, qualificação profissional e integração entre os participantes. O clube existe há 20 anos e foi batizado em homenagem a um dos médicos pioneiros em radiologia no Rio Grande do Sul. O próximo encontro se realizará no dia 14 de maio.
 
Associação Gaúcha de Radiologia
 
A Associação Gaúcha de Radiologia, filiada ao Colégio Brasileiro de Radiologia, é uma entidade científica que congrega médicos radiologistas do Rio Grande do Sul, que utilizam radiações ionizantes ou outras formas de energia, para fins de diagnóstico e tratamento. Seu objetivo principal é promover, aprovar e incentivar o aperfeiçoamento dos médicos radiologistas, nos campos científico, ético e social. A Associação Gaúcha de Radiologia é a representante maior no Estado do Rio Grande do Sul, dos médicos que trabalham com métodos de imagem. Sua área de abrangência engloba radiodiagnóstico, radioterapia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, medicina nuclear, ressonância magnética, densitometria, mamografia e radiologia vascular e intervencionista.