Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais alerta para prevenção

28/07/2012 09:12

O Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais é lembrado neste sábado (28). Por isso o Blog da Saúde destaca quais são os tipos de hepatites virais. Muito comum no Brasil, a hepatite viral é uma doença silenciosa que pode levar até a morte. Os tipos A, B, C e D são os mais comuns no país. A hepatite A é transmitida geralmente pela água e alimentos contaminados. Já os vírus B, C e D são transmitidos sexualmente ou por contato com sangue contaminado. Existe ainda a transmissão do convívio domiciliar, quando há contato com alguém que esteja com algum dos vírus da hepatite viral. Nesses casos a hepatite viral pode ser transmitida por contato com machucados ou até mesmo por mosquitos.

A assessora técnica do departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde Ana Mônica de Mello destaca algumas medidas importantes para prevenir a doença. ”A recomendação é aquela básica, da higiene, do cuidado com a água naqueles locais onde não há um tratamento adequado. Muito cuidado com a lavagem correta dos alimentos. Cuidado também com a eliminação dos dejetos. E a prevenção da B, da C e da D é o uso de preservativo, a utilização de materiais para fazer manicure, ou são descartáveis, esterilizados ou então da própria pessoa que usa. Tanto com tatuagem, com pircing..”

O administrador de empresas Gilberto Biscaro teve hepatite A com 13 anos de idade. Ele fez tratamento e conta como descobriu a doença. ”Na verdade eu não senti nada. Na escola, os colegas notaram que eu estava com os olhos amarelados, quase esverdeados e me recomendaram que eu fosse para casa e buscasse um médico. E depois de alguns exames foi constatado que eu estava com hepatite A.”

O tratamento para a doença é feito com medicamentos antivirais específicos para cada tipo de vírus. Além disso, o SUS oferece vacina contra a hepatite B. Podem tomar quem tem até 29 anos, profissionais de saúde, profissionais do sexo, bombeiros, policiais, indígenas e homossexuais.