8 de abril Dia Mundial de Combate ao Câncer

08/04/2013 11:33

 

Compartilhar informações e conhecimento, estimular a conscientização, assim que a Casa de Miquéias tem trabalhado para colocar em debate temas relevantes da rotina e das necessidades dos dos pacientes de baixa renda portadores de câncer assistidos mensalmente pela Instituição.

E a saúde da população é uma das preocupações da sociedade. E o aspecto da prevenção, mais uma vez, deve ser ressaltado como forma de combater um dos maiores flagelos da humanidade: o câncer, a enfermidade que deverá atingir 500 mil pessoas no período entre 2012 e 2013 no Brasil, conforme projeção de diagnósticos, sob-responsabilidade do Instituto Nacional do Câncer (Inca).  Esse é um quadro dramático, do ponto de vista social, que exige reflexão profunda das autoridades públicas. Tanto que o “8 de Abril”  é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS),  Dia Mundial de Combate ao Câncer.  

As causas do número crescente do câncer são diversas, lideradas pelo aumento da expectativa de vida, o avanço da poluição ambiental, a prevalência ainda altíssima do tabagismo e do alcoolismo, o crescimento astronômico da obesidade adulta e infantil, o sedentarismo e o estresse da vida moderna. 

A Casa de Miquéias desenvolve anualmente diversas  e campanha informativas e preventivas sobre os mais diversos tipos e câncer sempre contando com o apoio dos mais diversos setores da sociedade.

O que vale dizer: o Dia Mundial de Combate ao Câncer foi criado pela OMS para chamar a atenção de nações, líderes governamentais, gestores pública, em particular, e privados, além de representantes de associações e sindicatos, e do Terceiro Setor, em geral, para o crescimento dos índices da doença, as formas de tratamento e, principalmente, levando em conta as estratégicas de prevenção. Tem, portanto, essa data, o objetivo de proporcionar importante mobilização popular, com ênfase na educação, para reforçar uma luta que é de todos contra o câncer – que pode ser evitável com a prevenção e o diagnóstico precoce.