8 de Abril Dia Mundial da Luta Contra o Câncer

02/04/2012 21:31

O alerta do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é para os números da doença no País, que são assustadores.

Conforme as estimativas o Brasil terá 500 mil novos casos de câncer em 2012. E, se não houver uma intervenção efetiva pelas autoridades de saúde, este número pode saltar para 26 milhões em 2030. Os tipos mais comuns, à exceção do câncer de pele do tipo não-melanoma, serão os cânceres de próstata, pele, cólon, reto e de pulmão em homens, e os cânceres de mama, pele, cólon, reto, pulmão e do colo do útero, em mulheres.

Além disso, o câncer continua sendo a segunda principal causa de mortes em todo o mundo e perde apenas para doenças cardiovasculares. Tumores no pulmão, nas mamas, no fígado e na região colorretal provocam a maioria dos óbitos registrados por câncer.

O envelhecimento da população, associado ao aumento da expectativa média de vida, é a principal causa da alta incidência da doença, além da maior exposição aos fatores de risco.

A prevenção através de hábitos saudáveis de vida e de exames periódicos ainda é a melhor forma de combater a doença. Hoje, sabe-se que fatores como tabagismo, consumo de álcool e obesidade estão associados a vários tipos de tumores. As mulheres devem realizar mensalmente o auto-exame das mamas e submeter-se anualmente a um exame preventivo do colo de útero. Já os homens com mais de 50 anos, devem procurar o médico regularmente para avaliar o risco de câncer da próstata e receber as devidas orientações.