Dia Nacional do Diabetes, 26 de junho

26/06/2012 09:14

O Dia Nacional contra Diabetes, em 26 de junho, chama a atenção para os cuidados com a saúde e a prevenção ou tratamento desta doença que já alcançou níveis epidêmicos no país. A IDF (International Diabetes Federation) estima que o número de pessoas com diabetes em todo o mundo chegue a 330 milhões em 2025. Desse total, 80% viverão em países pobres, com pouco ou nenhum acesso a tratamentos que podem ajudar no controle da doença. Já no Brasil, estima-se que existam cerca de 10 milhões de portadores de diabetes, mas apenas metade deles sabe que têm a doença.

 
Hoje a medicina diagnóstica oferece soluções práticas e precisas para a detecção da doença. É possível gerenciar o diabetes seja com um monitor de glicemia ou com o Sistema de Infusão Contínua (SIC) de insulina, que simula a liberação natural da insulina pelo pâncreas, em um sistema totalmente automatizado, que funciona 24 horas, e ajuda o acompanhamento dos resultados das glicemias em um computador. Aparelhos modernos que cabem na palma da mão e têm conectividade via Bluetooth, exerce diversas funções, dentre elas, auxilia no autogerenciamento e tratamento do diabetes.
 
Para fazer a automonitorização há vários tipos de monitores glicêmicos no mercado. Como exemplo, a Roche Diagnóstica disponibiliza um kit da linha Accu-Chek que vem com um monitor, um lancetador, 10 tiras de teste e 10 lancetas, o que já permite a realização dos primeiros testes. Já o Sistema Accu-Chek Combo possui um software que gerencia o bolus de insulina transferindo informações via controle remoto da bomba, por meio da tecnologia Bluetooth e leva em conta a contagem de carboidrato, valor de glicemia capilar, entre outros. Por isso, apresenta cinco programações que a pessoa com diabetes pode fazer para gerenciar situações rotineiras, como atividade física, estresse, doenças, tensão pré-menstrual e viagens.